Transporte de Alimentos: melhores práticas
Gestão - 20 de outubro de 2022
Se você trabalha no ramo da alimentação, sabe que uma das maiores dificuldades está no transporte dos alimentos. Para garantir que a mercadoria chegue ao seu destino com qualidade, preservação e segurança, o processo precisa ser bem planejado e contar com algumas práticas.
Quer conferir sobre as técnicas e os cuidados necessários para otimizar o transporte de alimentos? Siga a leitura do Blog Veloe!
O que a legislação diz sobre o transporte de alimentos?
Assim como em diversos aspectos do comércio brasileiro, o transporte de alimentos também precisa seguir uma série de regulamentações.
Os principais pontos de atenção que devem ser observados para que a legislação seja obedecida, dizem respeito à higiene adequada no transporte, aos procedimentos operacionais e aos bons métodos de fabricação.
Para estar de acordo com a lei, a Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS) apresenta uma série de requisitos gerais de higiene que devem ser atendidos, como:
- É necessário que os meios utilizados sejam adequados ao transporte de alimentos, além de serem compostos por materiais que garantam uma boa conservação, a limpeza e a desinfecção fácil.
- O armazenamento dos alimentos no transporte devem ser isolados e controlados de maneira que possíveis contaminações sejam evitadas.
- Por fim, a legislação estabelece ainda que meios adequados de refrigeração sejam utilizados, de maneira a evitar que os alimentos apodreçam.
Existem ainda alguns critérios gerais de operação que todas as empresas devem seguir. Segundo a Anvisa, devem ser observadas características como a temperatura ideal do produto transportado, a ausência de vetores contaminadores, a limpeza do veículo, a qualidade do alimento e a sua segurança, de forma que as mercadorias não sejam comprometidas durante as viagens.
Que órgão fiscaliza o transporte de alimentos?
O principal órgão responsável pela fiscalização do transporte de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Anvisa atua de forma a garantir que alimentos, fármacos e produtos medicinais tenham sua segurança garantida e um bom estado para o uso.
A Anvisa indica às empresas brasileiras que boas práticas sejam seguidas e ensinadas aos seus colaboradores, por meio de processos chamados POP: Procedimento Padrão de Operação.
Os POPs servem para garantir que o manuseio dos alimentos seja feito corretamente, desde a sua produção até a sua comercialização.
Atente-se às normas, regulamentos e procedimentos da Anvisa e busque saber também se seu estado possui algum protocolo ou órgão específico de fiscalização, para que você possa se adequar também a ele e evitar possíveis complicações.
Quais os cuidados necessários para o transporte de alimentos não perecíveis?
Com um armazenamento mais simples, o transporte de alimentos não perecíveis é o mais fácil. Como os produtos não possuem tanta dificuldade para estragar, não são necessárias muitas condições e adaptações para o transporte.
Alguns exemplos de produtos não perecíveis são os industrializados, como macarrão, biscoitos, pacotes de arroz e latas de bebidas.
Geralmente, alimentos não perecíveis são levados em caixa, com uma fácil disposição das mercadorias no veículo, além de serem práticas para carregá-lo e descarregá-lo.
Embora possuam transporte prático, é necessário atentar-se ao limite de peso das cargas, uma vez que exagerar na quantidade de cargas pode causar riscos à segurança do motorista, do veículo e das mercadorias.
Veja também: Distribuição de Cargas: tenha mais segurança nas estradas
Além da atenção ao peso máximo, uma etapa indispensável para que tudo corra bem na fiscalização das mercadorias é ter a documentação do frete em mãos. Realize a emissão de documentos importantes, como a nota fiscal e os comprovantes da transportadora, e leve-os com você!
E o transporte de alimentos perecíveis?
O transporte de alimentos perecíveis é um pouco mais complicado. Como os produtos necessitam de condições especiais para sua conservação, os veículos precisam ser adaptados para que os alimentos não estraguem ou se decomponham (o que pode acontecer com muita facilidade!).
O controle de qualidade nesses casos depende diretamente da temperatura, do tempo de viagem e da higiene no veículo. Uma das causas da contaminação pode acontecer através contato entre um alimento cru e outro pronto para consumo. Por isso, evite transportar dois ou mais produtos ao mesmo tempo caso exista algum risco de contaminação por parte de um dos alimentos.
Além disso, o transporte de cargas perecíveis com pessoas ou animais é extremamente inadequado e pode causar grandes riscos à mercadoria.
Para usar materiais que vão proteger e fixar as cargas, lembre-se de desinfetar todos antes, evitando danos aos alimentos, e garanta também que as embalagens em que os alimentos serão transportados sejam adequadas aos produtos e aos pesos.
Por fim, para que se esteja em conformidade com a legislação, é indispensável que o caminhão passe por uma inspeção sanitária, garantindo um certificado de vistoria.
Qual o veículo ideal para o transporte?
O veículo ideal para realizar o transporte de alimentos varia de acordo com a mercadoria que será transportada.
Em um veículo aberto e com proteção, por exemplo, você pode transportar alimentos de hortas, pomares e granjas ou alimentos não perecíveis. Veículos fechados à temperatura ambiente também podem carregar esses dois tipos de cargas, além de alimentos perecíveis, desde que estes estejam em caixas isotérmicas.
Para um veículo fechado e isotérmico, podem ser transportados alimentos perecíveis não congelados, alimentos não perecíveis, gelo, refeições prontas para consumo, pescado para comércio e hortifrutigranjeiros.
Já veículos com sistema gerador de frio integrado, são capazes de transportar alimentos mais variados, uma vez que possuem temperaturas mais adaptáveis.
Agora que você já sabe as melhores práticas no transporte de alimentos, confira outros conteúdos relacionados a gestão de frota, transporte, trânsito e muito mais com o Blog Veloe! Quando o assunto é volante, Veloe tem as melhores soluções para você!