Tipos de cargas mais populares no Brasil

Mobilidade urbana - 25 de novembro de 2022

O transporte de cargas é um dos principais responsáveis pela movimentação econômica de um país. Com tantas possibilidades de produtos a serem transportados no mercado, é fundamental, tanto para os gestores de frotas, quanto para os motoristas, conhecer os tipos de cargas mais populares do Brasil, facilitando a análise de vantagens e desvantagens, melhores rotas e, principalmente, fazer o transporte de forma correta e segura. 

Vem conhecer algumas das cargas mais populares no Brasil com o Blog Veloe!

Cargas secas

As cargas consideradas “cargas secas” são as mercadorias não perecíveis e industrializadas, como alimentos embalados, móveis, eletrodomésticos e produtos de higiene. Como esse tipo de carga não estraga com tanta facilidade, cuidados especiais não são tão necessários, uma vez que não necessitam de proteção térmica e podem ser transportados em caixas. 

De todos os tipos de cargas, as secas apresentam uma maior facilidade no transporte, principalmente por apresentarem fácil disposição das mercadorias no veículo e por ser mais prático de carregá-lo e descarregá-lo.

Veja também: Distribuição de Cargas: tenha mais segurança nas estradas

Cargas perigosas

Explosivos, líquidos inflamáveis, substâncias radioativas, combustíveis e gases são alguns exemplos de cargas perigosas. Uma carga é considerada perigosa quando ela pode explodir ou contaminar um ambiente, colocando em risco a segurança alheia. 

Diferente das cargas secas, é necessário ter muito cuidado e atenção ao projetar a logística do transporte de cargas perigosas, pois elas exigem equipamentos e caminhões especiais, além de apresentarem sinalização e manutenção adequadas ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Veja também: Transporte de Produtos Perigosos: Guia Completo

Cargas frigoríficas

Divididas em duas categorias, as cargas frigoríficas podem ser perecíveis, como frutas e determinados medicamentos, ou congeladas, como carnes e peixe. As cargas frigoríficas perecíveis são colocadas em câmaras frias com temperatura entre 0 e -10ºC, sem formação de gelo, enquanto as congeladas necessitam de câmaras que cheguem a -20ºC.

Cargas a granel

Cargas a granel dizem respeito às mercadorias transportadas não encaixotadas, embaladas ou ensacadas. Mercadorias desse tipo podem ser sólidas ou líquidas.

Para as cargas sólidas, geralmente o transporte é realizado em carrocerias abertas, com cobertura obrigatória de lona, segundo o Código Nacional de Trânsito. Alguns dos principais exemplos de cargas sólidas a granel são soja, milho, cereais, carvão e cascalho. Já para as líquidas, que podem ser sucos, leite, água potável e óleos vegetais, o transporte é realizado com carrocerias que contenham um tanque de aço, como os caminhões-pipa.

Carga viva

Quanto às cargas vivas, o nome fala por si: diz respeito ao transporte de animais vivos, como no setor pecuário, no trabalho ambientalista e na medicina veterinária. Nestes casos, deve-se atentar aos cuidados com a saúde plena do animal, garantindo seu bem-estar na viagem. A carroceria dos veículos que transportam cargas vivas devem conter entradas de ar e dimensões adequadas a cada espécie.

Cargas Indivisíveis e de grande porte

As cargas indivisíveis e de grande porte abarcam maquinários e equipamentos cujas peças não podem ser transportadas separadamente, além de que tamanho e peso excedem o peso estabelecido pelo CTB. Alguns exemplos são guindastes, vagões, pás eólicas, transformadores e máquinas agrícolas.

No caso das cargas indivisíveis, o transporte deve ser realizado com veículos específicos, que contenham dimensões, capacidade, direção e estrutura adequadas ao tipo de maquinário que será levado, além de cuidados redobrados no manuseio e no descarregamento.

Cargas de minério e cimento

Geralmente, cargas de minério e cimento são transportadas por dutos com bombas especiais, entretanto, caminhões de grade baixa também são muito utilizados no processo, quando as mercadorias estão ensacadas. Contudo, é importante ressaltar que, caso a mercadoria não esteja ensacada, é obrigatório seguir as regras do transporte a granel. 

Veja também: Logística de Transportes: facilite o dia a dia da sua frota

Gostou do conteúdo? Agora que você sabe tudo sobre os tipos de cargas mais populares no Brasil, vem conferir mais conteúdos sobre transporte, veículos, viagens e gestão de frota no Blog Veloe

Conteúdos que podem ser do seu interesse