IPVA 2023: saiba tudo sobre

Seu veículo - 6 de janeiro de 2023

Se você é dono de um carro, moto ou até mesmo caminhão, com certeza já ouviu falar no IPVA 2023, sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Cobrado de forma anual em todos os estados do Brasil, o dinheiro arrecadado é direcionado para verbas dos governos municipais e estaduais.

E com a chegada de um novo ano, novas dúvidas podem surgir. Com isso em pauta, o Blog Veloe reuniu as principais perguntas que você pode se questionar sobre o IPVA 2023. Confira a seguir!

Quem precisa pagar IPVA?

Não tem segredo: comprou, pagou! A taxa do IPVA precisa ser paga anualmente por qualquer pessoa que seja reconhecida como proprietária de um veículo. 

Isenção do IPVA em 2023

Embora todo dono de veículo seja obrigado a pagar o IPVA, existem exceções de alguns grupos que são isentos de pagar o imposto anual. Os principais são:

    • PcDs: Pessoas com deficiência podem ter a isenção do IPVA solicitada. O motorista deve passar por uma avaliação realizada por profissionais da saúde e ser diagnosticado com o grau moderado, grave ou gravíssimo de deficiência.
    • Vítimas de furto: Se o seu automóvel for assaltado você não precisa pagar o IPVA. Em São Paulo, por exemplo, é necessário acessar o Sistema de Veículos e registrar as informações sobre o crime.  
    • Limite de fabricação: Seu carro ou moto tem mais de vinte anos? Se sim, donos de veículos que atingiram esse prazo estão isentos de pagar o IPVA. 

Mas cuidado! Vale ressaltar que cada estado segue suas diretrizes, logo existe a chance de outros grupos serem isentos no local onde você mora. Cheque todas as informações no seu município antes de tomar uma decisão.

Como saber o valor do IPVA em 2023?

Como explicado anteriormente, cada estado segue de uma forma. Porém, o cálculo mais comum entre as regiões segue a atenção entre dois fatores: as particularidades do veículo e a alíquota do estado, percentual usado para calcular o valor final de um imposto. 

A alíquota muda de acordo com o veículo que você possui (carro, moto, caminhões, ônibus e afins), logo, cada um possui um cálculo diferente. Caso você não tenha ideia do preço de seu veículo, uma alternativa é checar a Tabela Fipe, ferramenta que exibe o preço médio dos veículos no mercado nacional. 

Como calcular o IPVA

Seguindo as informações acima, o cálculo do IPVA deve ser feito da seguinte maneira: 

Valor do seu veículo X Porcentagem da alíquota do estado = A taxa do seu IPVA

Fácil, não? E fica ainda mais fácil com o simulador de IPVA, feito pela parceria Veloe e Zapay, onde você pode calcular a taxa do seu veículo através desta página.

Descontos para a antecipação

Os descontos do IPVA 2023 também são organizados pelo município, logo, cada região do Brasil oferece uma oportunidade para os motoristas de suas cidades. No Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, por exemplo, os gaúchos e cariocas puderam obter redução máxima de 32% sobre o valor total do IPVA. 

É recomendado acompanhar as atualizações das Prefeituras, através de informações feitas pela Secretaria da Fazenda.  

Como parcelar o IPVA

E para facilitar a vida de muitos brasileiros, é possível parcelar o valor do IPVA, geralmente em até cinco vezes na maioria dos estados. Mas, com a parceria de Veloe e Zapay, é possível pagar seu imposto anual em até 12 vezes! Consulte, simule e pague de forma rápida e segura clicando aqui. 

Você também pode conferir o passo a passo pelo vídeo “Como pagar débitos do veículo em até 12x | Descomplicando Veloe”, disponível em nosso canal do Youtube.

Gostou do conteúdo e quer conferir mais assuntos sobre viagens, trânsito, dicas para seu veículo e mais? Acompanhe o Blog Veloe para conferir outros conteúdos!

Conteúdos que podem ser do seu interesse